REGULAMENTO

CONCURSO MESTRE CERVEJEIRO DE PANELA 2021

1 OBJETIVOS DO CONCURSO

1.1 Reconhecer o talento dos mestres cervejeiros caseiros brasileiros e premiar A MELHOR CERVEJA inscrita no Concurso a partir da avaliação criteriosa de Avaliadores Profissionais do mercado cervejeiro.

1.2 Fortalecer as cervejarias e a gastronomia regional por meio da divulgação do Polo Cervejeiro de Campos do Jordão e Região, além da troca de informações e construção do conhecimento coletivo.

1.3 Contribuir para o desenvolvimento da cultura cervejeira em geral.

2 PARTICIPAÇÃO

2.1 O Concurso é aberto à participação de qualquer cervejeiro (a) caseiro brasileiro (a) maior de 18 anos.

2.2 Não há restrição quanto à participação em grupo. Entretanto, este deverá eleger um representante o qual deverá ser identificado na inscrição como cervejeiro responsável.

2.3 Não é permitida a inscrição de cervejas por membros da Comissão Organizadora, de juízes/avaliadores e demais pessoas envolvidas na avaliação das amostras, ou ainda, de colaboradores de Associados da ASSOCIAÇÃO COZINHA DA MANTIQUEIRA (32 associadas), Cervejaria Baden e Cervejaria Gard.

2.4 O participante não poderá possuir empresa estabelecida ou negócio de comercialização de suas cervejas.

2.5 O participante não poderá possuir vínculo empregatício com cervejarias estabelecidas.

3 ESTILO DE CERVEJA

3.1 O estilo de cerveja selecionado para a edição 2021 do concurso será a AMERICAN AMBER ALE – 19 A – BJCP (BEER JUDGE CERTIFICATION PROGRAM) – ver ANEXO I

4 DATAS E PRAZOS

4.1 As inscrições para o Concurso serão abertas no dia 23 de agosto de 2021 às 00:01 e encerradas no dia 01 de Setembro de 2021 às 23:59, não sendo aceitas inscrições antes ou após este período. Ficha de Inscrição no formulário eletrônico próprio disponibilizado no site da ASSOCIAÇÃO COZINHA DA MANTIQUEIRA
cervejas.cozinhadamantiqueira.com.br

PARÁGRAFO ÚNICO:
4.1.1 Na 1ª Etapa de seleção do Concurso, os cervejeiros deverão contar com o apoio daqueles que já são admiradores da sua arte cervejeira.
Será necessário a gravação de um vídeo (formato horizontal) de até um minuto e meio, onde o mestre cervejeiro se apresenta. O link do vídeo deverá ser enviado no momento da inscrição.

Na data de 04 de setembro a partir das 09:00 os vídeos serão postados em nosso canal no YouTube, quando será aberta a votação ao público. Finaliza-se a votação no dia 08 de setembro às 18:00.

Os 10 mais votados com maior número de ‘gostei’, passarão então para a próxima fase de seleção.

Os selecionados serão conhecidos durante o JANTAR NA COZINHA que acontecerá dia 09 de setembro no restaurante Alto da Brasa por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Associação Cozinha da Mantiqueira às 21:30.

No dia 10 de setembro os selecionados receberão por e-mail da Associação Cozinha da Mantiqueira a confirmação da seleção e também a Etiqueta com o código para fixação nas Amostras que serão enviadas para degustação dos avaliadores.

4.2 O período para recebimento das amostras de cervejas inscritas no concurso inicia-se no dia 19 de outubro de 2021 a partir das 09:00 até às 17:00, seguindo-se por todos os dias desta semana e encerra-se no dia 23 de outubro de 2021 às 17:00, não sendo aceitas entregas antes ou após este período. IMPORTANTE QUE O HORÁRIO NESTES 05 DIAS PARA RECEBIMENTO SERÁ SEMPRE DAS 09:00 ÀS 17:00.

4.3 A cerveja entregue fora do período de recebimento implicará na desqualificação automática de sua inscrição e terá suas respectivas amostras descartadas.

4.4 O anúncio dos Selecionados será no dia 09 de setembro de 2021 no JANTAR NA COZINHA às 21:30 no ALTO DA BRASA BREW KITCHEN aberto ao público. Lembramos o evento inicia-se às 20:00.

4.5 A avaliação das amostras será “às cegas” e acontecerá no dia 29 de outubro de 2021 no Evento JANTAR NA CERVEJARIA CARAS DE MALTE às 20:00 aberto ao público, Comissão Organizadora, Avaliadores e auxiliares.

4.6 A divulgação do resultado acontecerá no mesmo dia: 29 de outubro de 2021 nas redes sociais da ASSOCIAÇÃO COZINHA DA MANTIQUEIRA.

4.6 No dia 26 de novembro de 2021 às 20:00 na CERVEJARIA CARAS DE MALTE haverá a entrega de 200 (duzentas) garrafas de 500 ml da CERVEJARIA CARAS DE MALTE da receita premiada em 1º lugar.

5 INSCRIÇÕES

5.1 Será permitida no máximo 1 (uma) inscrição por CPF.

5.2 O número de inscrições será limitado a 01 (uma) cerveja por inscrito.

5.3 A cerveja inscrita deverá ser obrigatoriamente produzida pelo participante e não pode ter sido ou estar sendo produzida por cervejarias estabelecidas.

5.4 A inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio de formulário eletrônico próprio disponibilizado no site da ASSOCIAÇÃO COZINHA DA MANTIQUEIRA cervejas.cozinhadamantiqueira.com.br

5.5 O participante deverá preencher todos os campos do respectivo formulário eletrônico.

5.6 As inscrições serão automaticamente encerradas na retirada do formulário eletrônico do site e a publicação de um aviso em seu lugar.

6 ENVIO DAS AMOSTRAS

6.1 As amostras da cerveja inscrita para o concurso deverão ser enviadas exclusivamente para o seguinte endereço: RESTAURANTE MORINGA – Av. Emílio Ribas, 478 – Vila Capivari – Campos do Jordão – SP, CEP: 12.460-000 – Fone: (12) 99798-9989 (dúvidas: whastapp com Carmola Cândido), respeitando o prazo mencionado no item 4.2

6.2 Os custos, o método de envio, o prazo e o estado de entrega das amostras de cerveja são de total responsabilidade do participante.

6.3 Amostras de cerveja enviadas com postagem a cobrar não serão aceitas.

6.5 O participante deve enviar as amostras em garrafas de volume de 500 ml ou 600 ml.

6.6 O participante deverá enviar exatamente 04 (quatro) garrafas de 500 ml ou 600 ml.

6.7 As amostras devem ser enviadas em garrafas de vidro própria para cervejas e devidamente lacradas com tampinha prata. A tampa não pode ter identificação.

6.8 Todas as garrafas devem estar identificadas com as etiquetas padrão com código identificador enviadas pelo e-mail aos Selecionados na 1ª Etapa. Devem estar obrigatoriamente as etiquetas, fixadas nas garrafas com fita adesiva transparente.

6.9 Não serão aceitas amostras sem identificação.

6.10 Não serão aceitas amostras com tampinhas ou garrafas personalizadas ou com qualquer tipo de marcação.

6.11 Não obedecendo algum dos itens acima, as amostras serão desclassificadas e descartadas.

6.12 Assim que recebidas as amostras serão imediatamente armazenadas e refrigeradas.

7 PREMIAÇÕES

Todos participantes receberão por e-mail a ficha de degustação com as impressões e observações dos jurados.

7.1 PRIMEIRO COLOCADO – O participante da amostra melhor avaliada receberá como prêmio 200 (duzentas) garrafas de 500 ml da CERVEJARIA CARAS DE MALTE em data a decidir em conjunto, não depois de novembro de 2021.

7.2 SEGUNDO COLOCADO – receberá 01 Growler Personalizado e um Kit das cervejarias participantes.

7.3 TERCEIRO COLOCADO – receberá 01 Growler Personalizado.

ANEXO I

19A. American Amber Ale
Impressão Geral: Uma cerveja artesanal âmbar, lupulada, de intensidade moderada com um sabor maltado de caramelo. O balanço pode variar um pouco, com algumas versões sendo bastante maltadas e outras sendo agressivamente lupulada. Versões amargas e lupuladas não devem ter sabores conflitantes com o perfil de malte caramelo.

Aroma: Baixo a moderado aroma de lúpulo com características típicas de variedades de lúpulo americano ou do Novo Mundo (frutas cítricas, florais, pinho, resina, picante, frutas tropicais, frutas de caroço, berries, ou melão). Um caráter de lúpulo cítrico é comum, mas não é obrigatório. Moderadamente baixo a moderadamente alto maltado (geralmente com um caráter caramelo moderada), que pode dar sustentação, equilíbrio, ou às vezes mascarar a apresentação do lúpulo. Ésteres variam de moderado a nenhum.

Aparência: Cor âmbar a marrom acobreado. Espuma moderadamente grande, farta, de tom marfim, com boa retenção. Geralmente bastante límpida, embora as versões dryhopped podem ser um pouco turvas.

Sabor: Moderado a alto sabor de lúpulo com características típicas de variedades de lúpulo americano ou do Novo Mundo (frutas cítricas, florais, pinho, resina, picante, frutas tropicais, frutas de caroço, berries, ou melão). Um caráter de lúpulo cítrico é comum, mas não é obrigatório. Os sabores de malte são moderados a muito
intensos, e geralmente mostram um inicial dulçor maltado seguido por um sabor de caramelo moderado (e às vezes outros maltes de caracteres em quantidades menores). Malte e amargor de lúpulo são geralmente equilibrados e reciprocamente sustentados, mas pode variar de toda forma. Ésteres frutados podem ser de
moderados a não estarem presentes. Dulçor de caramelo e sabor/amargor de lúpulo pode perdurar até o final com médio a completo equilíbrio.

Sensação de Boca: Corpo médio a médio alto. De média a elevada carbonatação. Final geralmente arredondado, sem adstringência. Versões mais fortes podem ter um ligeiro calor alcoólico. Comentários: Podem sobrepor-se na cor com as American Pale Ales mais escuras, mas com um sabor de malte de balanço diferente. Existem
variações regionais, sendo algumas delas bastante comedidas e outras sendo bastante agressivas em lupulagem. As versões mais fortes e mais amargas estão agora classificadas no subestilo Red IPA.

História: Um estilo de cerveja artesanal americana moderna, elaborada como uma variação da American Pale Ales. Conhecida simplesmente como Red Ale em algumas regiões, estas cervejas foram popularizadas pelos amantes do lúpulo do no norte da Califórnia e em outras áreas do Nordeste do Pacífico dos EUA, antes de se espalhar por todo o país.

Ingredientes Característicos: Maltes Pale Ale, tipicamente norte-americanos de duas fileiras. Maltes Cristal de cor médio a escuros. Pode também conter grãos especiais que adicionam caráter adicional e singularidade. São comuns lúpulos americanos ou Novo Mundo, muitas vezes com sabores cítricos, mas outras variedades também
podem ser utilizadas. 

Comparação de Estilos: Mais escuro, mais acaramelado, com mais corpo, e geralmente menos amarga no balanço do que as American Pale Ales. Menos álcool, amargor, e caráter de lúpulo do que Red IPAs. Menos intensidade, malte, e caráter de lúpulos do que as Amarican Strong Ales. Não deve ter um chocolate forte ou 68 caráter tostado, que pode sugerir uma brown ale americana (embora em pequenas quantidades são aceitas).

Estatísticas Vitais:
OG: 1.045 – 1.060
FG: 1.010 – 1.015
IBUs: 25 – 40
SRM: 10 – 17
ABV: 4.5 – 6.2%


Exemplos Comerciais: Deschutes Cinder Cone Red, Full Sail Amber, Kona Lavaman Red Ale, North Coast
Ruedrich’s Red Seal Ale, Rogue American Amber Ale, Tröegs HopBack Amber Ale.

Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Âmbar, Fermentação Alta, América do Norte, EstiloArtesanal, famíliaamber-ale, Balanceada, Lupulada.